top of page

Fado Tertúlia

Não Rias
Letra:             Ivete Pessoa
Música:          Armando Machado
Intérprete:       Ricardo Ribeiro

Não sei por que razão te quero tanto
E é louco por ti, meu coração
Não sei por que razão este meu pranto
Só riso te provoca, sem razão

 


Não rias meu amor
Da minha grande dor
Não rias por favor do meu sofrer

 

Tem cuidado comigo
Talvez p'ra teu castigo
A sorte à minha porta vá bater

 

 


Podes seguir na vida sem cuidado
E podes fazer juras, a mentir
Mas olha meu amor, estás enganado
Que a vida não é só levada a rir

Pequena biografia do intérprete:                                                                                             Ricardo Ribeiro

                                                                                                                               

Estreia-se com 12 anos pela primeira vez em público pela mão de uma tia,como

guitarrista Carlos Gonçalves e o violista José Inácio.

 

Ricardo Alexandre Paulo Ribeiro (Ricardo Ribeiro) nasceu em Lisboa a 19 de Agosto 

de 1981. Começa a cantar entre amigos aos 9 anos de idade, é naAcadémica da Ajuda

(bairro onde foi criado) que se estreia com 12 anos pela primeira vez em público pela

mão de uma tia, com o guitarrista Carlos  Gonçalves e o violista José Inácio(que mais

tarde viria a ser um dos seus mestres). 

 

Conhece Fernando Maurício que acaba por ser a sua maior referência fadista...

 

Em 1996 fica em 2º lugar na Grande Noite do Fado de Lisboa, em 1997 fica em primeiro e em 1998 vence novamente. Desde então com 15 anos de idade passa a fazer parte do elenco do restaurante "Os Ferreiras" ao lado do seu mestre - Fernando Maurício - e de Adelino dos Santos o guitarrista até à data mais antigo do fado que lhe transmite muitos ensinamentos, sem contudo deixar as suas obrigações escolares no colégio Diocesano Andrade Corvo em Torres Novas.

Mais tarde vai para o restaurante típico “NóNó” no Bairro Alto, casa que lhe serve de trampolim para o "Faia"e o "Luso".

Em 2001 a convite do ministério da cultura Francês participa num festival em ALU (sul de França) na casa de Maria Casares, encontro de culturas representando Portugal...

 

No ano de 2004 participa cantando um tema da autoria de Jorge Fernando (música) e Amália Rodrigues (letra) num disco de tributo a Amália Rodrigues pela editora World Connection. Ainda no mesmo ano lança o seu primeiro álbum homónimo pela editora CNM “Ricardo Ribeiro” (colecção Antologia).

Em 2005 Recebe da Fundação Amália Rodrigues o premio Revelação Masculina e participa cantando dois temas (um fado e uma canção do seu amigo Fernando Girão) no filme “Rio Turvo” de Edgar Pêra ao lado de Teresa Salgueiro e Nuno Melo.

 

Ainda em 2005 a convite do encenador Ricardo Pais faz parte do espectáculo no Teatro Nacional de São João “Cabelo Branco é Saudade” ao lado de Celeste Rodrigues, Argentina Santos e Alcindo de Carvalho, espectáculo este que em jeito de torné é apresentado nas mais importantes salas de espectáculo da Europa e de Portugal, tais como Cite de la Music (Paris), Teatro de la Abadia (Madrid) Opera de Frankfurt, Teatro Mercandante (Nápoles) Casa da Musica (Porto) etc. etc.

 

Actua diariamente na casa de fados "Marquês da Sé" em Alfama e aos sábados na "Mesa de Frades" também em Alfama. Tem actuado em vários pontos do mundo ao lado de grandes figuras do fado como Argentina Santos, Celeste Rodrigues, Vicente da Câmara, Maria da Nazaré, Ana Sofia Varela entre outros.

 

Em 2006 recebe da Casa da Imprensa o premio revelação…

Em 2008 canta e grava canções do alaudista/compositor Rabih Abou Khalil ( Disco com o nome "Em Português" com edição em Maio de 2008 pela Enja Records. Com os músicos Jarrod Cagwin - bateria, Luciano Biondini - acordeão, Michel Godard - tuba, Serpente - baixo eléctrico, com letras de Mário Rainho, Silva Tavares, José Luís Gordo, Tiago Torres da Silva, Rui Manuel e Antonio Rocha.


Em virtude dos concertos realizados em Lisboa (Julho de 2007 - Teatro Municipal de São Luís) e no Porto (Teatro Nacional de São João) também uma feliz ideia de Ricardo Pais em co-produção com o Festival de Almada, participa no quadro “Casa de Fados”, no filme “Fados” de Carlos Saura ...

 

 

 

Seleção de fontes de informação:

http://www.portaldofado.net/content/view/401/327/


Última atualização: Janeiro/2011

 

 

bottom of page