top of page
Fado Sincopado

Apenas Quero Ser Fado

Letra:             José Fernandes Castro

Música:          Nel Garcia

Intérprete:      Almerinda Azevedo

 

Apenas quero ser fado
E caminhar lado a lado
Com a verdade que sou;
Apenas quero ser gente
Sem pretender ser diferente
Do mundo que me gerou
 

 


Quero viver com verdade
Ganhando a felicidade

Que porventura mereço
Se não sou bem, nem sou mal
Quero apenas ser igual

Ao tão pouco que pareço
 


Quero dar a minha voz
Á canção de todos nós

Num cantar feito mensagem
E em poemas de ternura
Quero partir á procura

Do sol da minha coragem
 


Vou fazer de cada dia
O sol da minha poesia

No sentir que me foi dado
No sonhar que em mim existe
Não quero ser fado triste

Apenas quero ser fado

guitarras: Samuel Cabral e Manuel Rêgo 

Viola:       Nel Garcia

Samuel Cabral

Iniciou os seus estudos de Guitarra Portuguesa (fado de Lisboa) com o mestre Guilherme Mendes, e com Professor Alexandre Brandão (digitação para a guitarra de Coimbra).

 

De 1984 a 1990 viveu em Paris onde participou em projectos de Fado com os artistas Alves de Oliveira, Aurélia Adelaide e o violista Fernando Coelho para o jornal "Portugal no mundo", foi músico privativo do restaurante "Saudade" em Versailles e do Marquis de Pombal em Paris. De regresso ao Porto ingressa no elenco da extinta Taverna S. Jorge com o violista Jorge Barradas.

A sua actividade divide-se entre o Fado, teatro e Televisão. Acompanhou artistas como: Camané, Fáfá de Belém, António Zambujo, Carlos Zel, Luis Represas, Mafalda Arnauth, Hélder Moutinho, Marco Paulo, Argentina Santos, Florência entre outros. Participou em festivais de cultura e gastronomia portuguesa em paises como: Venezuela, Noruega, México, Espanha. Acompanhou artistas em digressão em Angola, Guiné-Bissau, França, Alemanha, Holanda, Bélgica, Suiça, Inglaterra, Luxemburgo, Itália, China.

Mais recentemente no festival de cinema de Sarajevo na Bósnia-Herzegovina ( O Fado em 24 imagens por segundo ) acompanhando a actriz e fadista Cátia Garcia. Programas de televisão como: ZIG ZAG de Luis Pereira de Sousa, PARABENS de Herman Jose, TURNO DA NOITE de Julio Isidro, NOITE DE REIS de Fernanda Serrano, A MUSICA DOS OUTROS de Luis Represas, BIG SHOW SIC de João Baião, CABARET de Filipe La Feria e no 37º FESTIVAL RTP DA CANÇÂO, PRAÇA DA ALEGRIA, espectaculo da re-inauguração do Campo Pequeno, CAMPO PEQUENO EM GRANDE de Filipe La Feria, foi tres anos músico residente do programa PORTUGAL NO CORAÇÃO. Series de televisão como: OS ANDRADES e nos desenhos animados MAJOR ALVEGA.

Acompanhou o mestre Manoel de Oliveira numa recriação do "Estevão Amarante" no filme "Porto da minha infância", para o teatro peças como: "A Severa" de Sérgio de Azevedo, "Passa por mim no Rossio" de Filipe La Féria, "Amália" de Filipe La Féria, Tango, Rumba e Cha Cha Cha de Pedro Trepa, Linhas Curvas Linhas Turvas de Ricardo Paes e Arranha Céus de Ricardo Paes.

Marcou presença no Palco nº 1 da Expo 98 com o espectaculo "Noites do Porto", e no Porto 2001 Capital Europeia da Cultura no "Festival Um porto de Fado" e no encerramento com "Fado no Bolhão".

Como solista gravou dois trabalhos, "Temas Populares" e "Portugal uma porta para o mundo", dezenas de gravações como guitarrista acompanhador, compositor de alguns fados gravados por fadistas. Foi coordenador do jornal "O Semanário" no Porto.

Participou ainda nos projectos: Irene a Diva com a actriz Noémia Costa e o músico Nel Garcia, e á promoção do disco da jovem fadista Joana Costa.

Fonte de informação:

Portal do Fado - Samuel Cabral

samuel cabral.jpg
nel garcia.jpg

Pequena biografia do autor:                                                                                               

                                                                                                                                                Nel Garcia

​Nel Garcia, nasceu na cidade do Porto a 13 de Outubro de 1944, nos anos 60

fundou o conjunto Nel Garcia de música popular Portuguesa, em 63 gravou os

seus dois primeiros discos, para a Parlophone, depois para Ofir (4), Alvorada (4),

Marfer um LP e um cartucho para a Riso e Ritmo e Cassetes para a Nova Força e

Blé. Uma centena de canções de música popular portuguesa com letra e musica

de sua autoria.
Em 1975 dissolveu o seu conjunto passando a interpretar viola de fado, neste

trabalho gravou com diversos fadistas do Porto, diversos fados de sua autoria, ora

musicando letras de outros autores e fazendo letras para musicas tradicionais de

fado, assim como letras e músicas de sua autoria.

É sócio cooperador nº. 930 da Sociedade Portuguesa de Autores, participou na peça "Passa por Mim no Rossio" de Filipe La Féria, acompanhando artistas desde Rita Ribeiro a Simone de Oliveira, acompanhou também os artistas dos diversos "Cabaret" de Filipe La Féria no teatro Politema para a RTP. No teatro Nacional São João do Porto, tocou nas peças "Linhas Curvas Linhas Turvas" e "Arranha Céus" dirigido por Ricardo Paes. Também interveio na série "Major Alvega", assim como na "Severa" de Sérgio de Azevedo, "Tango, Rumba e Cha-Cha-Cha" de Pedro Trepa no Casino da Póvoa onde esteve também nas "Terças de Fado".

O último programa com Amália Rodrigues na RTP1 "Noite de Reis", teve a sua participação musical, assim como "A Música dos Outros" de Luís Represas e ainda os 40 anos da TV, foi o vencedor na sua única participação em concursos de canções da noite de São João em 1998, com letra de Manuel Guimarães para a Rádio Festival do Porto.

Conta-se com títulos consideráveis no Popular, "Casinha de Esperança", "Lágrimas no Cais" e "Abre a Porta Carlota". No fado enaltece particularmente "O Silêncio das Palavras" e "Nós Dois e o Amor". São mais de 200 produções de sua autoria, diversas participações suas na TVI e SIC acompanhando diversos artistas, nomeadamente, Carlos Zel, Camané, Mafalda Arnauth, Florência, Anabela, etc.

Compôs música para a revista de Lopes de Almeida no Teatro Sá Da Bandeira, ainda como acompanhador de fados foi ao México, Venezuela, Espanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Noruega, etc. O seu último trabalho com importância foi o musical "Amália" de Filipe La Féria que estreou na Cidade do Funchal (Ilha da Madeira).

"Noites do Porto" na Expo98, "Um Porto de Fado" e "Fado no Bolhão" para o Porto Capital Europeia da Cultura 2001, tiveram a sua participação.

 

Fonte de informação:     

 

http://nelgarcia.tripod.com

Pequena biografia do poeta:

                                                                                                                                             José Fernandes Castro

Começando pela música ligeira como artista de variedades, foi pela mão do

guitarrista Acácio Gomes que teve o seu primeiro contacto com o fado.

 

A partir daí as suas deambulações pelos recantos fadistas tornaram-se um ritual

de fim de semana.

Decorria o ano de 1980, quando, pela mão do consagrado poeta António Torre da

Guia fez a sua estreia nas casas de fado, passando a integrar o elenco privativo da

extinta Cave do Fado.
Do elenco faziam parte as fadistas Adelaide Madrugada, Alma Rosa, América Rosa e os músicos Álvaro Martins “guitarra” e Ângelo Jorge “viola”.

Em 1982, a convite do empresário Joaquim Martins, é convidado para integrar o elenco da Casa da Mariquinhas juntando-se às vozes de Aurora Pinto, Almerinda Azevedo e Tony Quim, tendo como músicos o guitarrista Carlos Moreira e o violista João Cruz. Entretanto, deixa as casa de fado para trás e e entra como vendedor na Credilello onde se manteve durante 11 anos sem nunca abdicar do fado, passando a realizar espectáculos nos mais diversos recantos fadistas.

De quando em vez voltaria às casa de fado, registando passagens pela Cave do Fado, Solar das Caves, Candeia, Cozinha Real do Fado, Cantinho da Teresinha, Mal Cozinhado, etc...

Entre 1987 e 1993, ao serviço da Credilello faz várias deslocações ao estrangeiro aproveitando para acentuar a sua veia fadista, o que o levou a actuar nos seguintes locais:

USA – Para comemorar mais um aniversário do Clube Português de Ludlow, onde foi carinhosamente recebido, aproveitando para promover o seu trabalho discográfico com o título genérico “Paixão de Mel” tendo Eduardo Jorge e Ângelo Jorge como músicos.
Luxemburgo – Restaurante Arcadas com Leonor Santos, José Augusto, Pedro Simões e Américo Rezende
Bélgica - Restaurante O Barril” com Ana de Carvalho, José do Carmo, José Manuel Neto e António Proença
Suiça – Café Lisboa - com Fernando Figueiredo, Lina Santos, Virgílio Franco e Carlos Nogueira, entre outros

Aceitando o convite de José Pereira, quedou-se pelo Café Lisboa onde, juntamente com José Lopes “Zézito” e depois de criado o “Duo Cintilante” passou a fazer animação nocturna conciliando a musica ligeira com o Fado. Entretanto grava o seu 2° trabalho discográfico com o título genérico "Coração de Portugal" voltando a contar com Eduardo Jorge e Ângelo Jorge como músicos.

Em 1987 regressa a Portugal passando a conciliar o fado com diversas actividades profissionais, nomeadamente na área da publicidade ao serviço do jornalismo local. Publicou pontualmente alguns artigos nos jornais “O Portucalense” e "Gazeta Lusófona” na Suíça e também nos jornais “Notícias de Ermesinde” e “Voz de Rio Tinto”.

2003 é o ano de mudança radical para Genéve / Suíça encetando uma activade profissional na área da hotelaria, mas nunca abdicando da sua carreira enquanto cantor, passando a efectuar espectáculos para a comunidade portuguesa.

Em 2006 re-entra em estúdio para gravar o álbum “Setembro, jardim das palavras” que ainda não foi editado. Os músicos convidados para a gravação foram: Samuel Cabral “guitarra”, Ângelo Jorge “viola” e Hugo Carvalhais “contra-baixo”.

Sempre no sentido de servir o fado, criou um blogue de Letras de Fados que tem como objectivo homenagear autores, compositores, intérpretes, etc...

Realiza e apresenta o programa Bocas do Fado e da Poesia, todas as segundas-feiras das 20 ás 22h na Rádio Alma Lusa.

Fonte de informação:   

 

Portal do Fado - José Fernandes Castro

fernades_castro.jpg
guitarra.jpg
guitarra.jpg

Todos os Fados do Site

Todos os Fados do Site

Início

Início

bottom of page